sábado, 29 de janeiro de 2011

Emprego certo ainda antes do final do curso

blog.cidandrade.pro.br

No ISCTE cerca de 85% dos alunos conseguem emprego antes mesmo do fim da licenciatura. Para alcançar esta meta, o instituto promove várias iniciativas como o Career Fórum que arranca já na próxima semana.
A adversidade que caracteriza a conjuntura económica nacional não atinge todos os recém-licenciados. 85% dos finalistas do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) encontram o primeiro emprego ainda antes de concluírem a sua licenciatura. A instituição de ensino que integra a ISCTE Business School (IBS) regista uma taxa de empregabilidade próxima dos 100% entre os seus alunos. Uma percentagem que decorre também da aproximação constante que a instituição faz ao mercado de trabalho. Um exemplo deste esforço é a edição 2011 do ISCTE Career Fórum, que decorre a 3 e 4 de fevereiro e que se assume como a plataforma privilegiada para fomentar a relação entre os alunos da IBS e as empresas recrutadoras. 

São mais de 60 as empresas que vão marcar presença na edição deste ano do
 Career Fórum , que durante dois dias vai estar nos pisos 1 e 2 do Edifício II do ISCTE. Todas elas têm como missão o recrutamento de alunos da instituição e além dos stands que terão no local, vão promover sessões de apresentação eworkshops junto dos alunos. Esta estratégia de aproximação dos estudantes à empresa é, há muito, seguida pela IBS com uma elevada taxa de sucesso. Clementina Barroso, diretora geral da ISCTE Business School, não tem dúvidas que “este tipo de encontros facilitam muito o contacto entre alunos e empresas e têm sempre no caso da IBS uma grande adesão de ambas as partes”. A responsável explica que “uma elevada percentagem da colocação dos nossos alunos tem início aqui. Há muitos jovens que entregam logo os currículos às empresas presentes, todas elas destacadas organizações do panorama nacional, e em março ou abril já estão a ser chamados para processos de seleção e entrevistas”. 

Para as empresas a relação também tem vantagens. “Interessa às organizações participarem nestas iniciativas, porque conseguem ter contacto com o que as universidades têm para oferecer ao mercado nesse ano e, recrutando cedo têm oportunidade de recrutar os melhores entre os melhores”, argumenta Clementina Barroso. Accenture, AISEC, Banco Popular, Barclays Bank, BDO, Caixa Geral de Depósitos, CapGemini, Cisco Systems, Companhia de Seguros Tranquilidade, Construlink, CTT, Deloitte, EDP, Everis, Galp Energia, Grupo Ren, KPMG, Nestlé, Pepsico/ Matutano, Sonae, Sonaecom, Roland Berger, PWC, NBS e Vodafone Portugal, são algumas das seis dezenas de empresas que estão presentes neste fórum.
 
No ano passado, o nível de empregabilidade do ISCTE foi de 97% para os alunos formados pela instituição na área das Ciências Tecnológicas e 87% para os alunos das Ciências Sociais, segundo os dados do Gabinete de Estudos, Avaliação, Planeamento e Qualidade do ISCTE-IUL. Cerca de 85% destes alunos tinham emprego assegurado antes mesmo do fim da licenciatura, 8% esperava entre um a três meses por um lugar no mercado e 7% nem chegavam a esperar um mês. Deloitte, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo e KPMG lideraram o top dos recrutadores da instituição. 


Sem comentários:

Enviar um comentário