sábado, 29 de janeiro de 2011

Entrevistas de Emprego – As Melhores Dicas

1. Não se atrase! 
Experimente ir ao local da entrevista anteriormente para ver quanto tempo demora. Os transportes públicos poderão ser inúteis, o trânsito estar complicado, mas por mais razoável que seja o motivo do atraso, as suas hipóteses irão reduzir-se se não chegar a horas. Lembre-se – Nunca terá uma segunda hipótese de fazer uma primeira impressão.

Tente chegar cedo. Poderá sempre encontrar um café ou loja em que pode esperar. E se tudo correr mal, e chegar mesmo atrasado, não se esqueça de contactar o entrevistador e avisa-lo.

2. Esteja Preparado
Consulte o website da empresa e aprenda algo sobre ela antes de ir à entrevista. Dê-lhes a oportunidade de falar orgulhosamente sobre algo positivo que tenha encontrado.

3. Escreva e prepare possíveis questões!
Anotar possíveis questões e practica-las com alguém irá facilitar a lembrança quando chegar a entrevista. Fale na terceira pessoa quando se referir ao emprego. Evite soar como se assumisse que o emprego é seu.
Não há problema se referir o alojamento ou pacote incluido – se residir fora é um facto bastante relevante. Não se esqueça de conformar se a empresa garante um resort ou chalet, visto que muitas só lhe disponibilizam o país. Também poderá testar algumas questões, como “qual a diferença da empresa para os seus competidores” ou “qual consideram ser a parte mais complicada do emprego”.

4. Quais os seus pontos menos fortes? 
Não seja fanfarrão ao responder que não tem pontos fracos e na verdade é adepto do perfeccionismo. Tente encontrar uma área da sua experiência onde não se sinta tão à vontade. O entrevistador irá apreciar a sua frontalidade, desde que assuma que essa lacuna pode ser facilmente remediada.

5. Nunca terá uma segunda hipótese de causar uma primeira impressão!
Sorria! Vista-se profissionalmente numa simples combinação formal. Só porque vai trabalhar numa estância de ski, não significa que tenha de usar uns Oakley ou botas da neve para a entrevista. E não se esqueça de aperto de mão firme e manter o contacto visual, sem ficar fixado no entrevistador.

6. Seja Honesto!
Não existe necessidade de mentir acerca das suas capacidades ou do seu passado. Se for apanhado, pode ter a certeza que não ficará na empresa por muito tempo. As entrevistas de emprego centram-se no preenchimento de lacunas. Se não for o indicado para o emprego, o mais provável é que não irá resultar.

7. Verifique o seu CV para possíveis falhas 
Certifique-se que sabe como explicar possíveis falhas nas datas do seu CV.

8. Fale sobre objectivos específicos!
Os empregadores gostam de saber a sua opinião relativa a um sucesso particular. Alguns poderão pedir-lhe exemplos específicos sobre coisas que fez e das quais se orgulhe, ou da forma como resolveu problemas, como aprendeu e melhorou após situações difíceis.

9. Não fale demasiado!
Deixe o empregador falar. A comunicação é um processo com dois componentes, por isso dê-lhe uma chance.

10. Leve uma foto e Cv extra
O empregador não está à espera e isso irá impressiona-lo. Também faz com a empresa se lembre de si após a entrevista.

11. Seja entusiasta e positivo
Não critique colegas passados, especialmente no mesmo ramo. Centre-se nos pontos de vista positivos.

E por ultimo, não desista!

A verdade é que não vai obter qualquer emprego por mais perfeito que considere ser para o cargo. Normalmente, deve-se ao facto do empregador ter sido totalmente cego ao talento que teve à sua frente. Contudo, só no caso do motivo não ter sido este, o feedback dos empregadores onde não foi aceite pode ser importante para melhorar futuros resultados. Pergunte educadamente se lhe podem dar um feedback para o futuro. Existe um emprego para sí algures por aí!!

Boa Sorte!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário